sábado, 4 de dezembro de 2010

A FPL viabiliza a implantação do projeto de fabricação de estopas na Penitenciária João Bosco Carneiro



No dia dois de dezembro de 2010 foi implantado na Penitenciária João Bosco Carneiro o projeto da Fábrica de Estopas (trapo), mais um iniciativo apoiado pela Fundação Passos à Liberdade - FPL.

O micro-empresário Marcos Lima, parceiro da Fundação, acreditando no ideal de ressocialização possibilitou a concretização da instalação da fábrica e instruiu os apenados através de uma oficina a produzirem o material.

As estopas, que são feitas com restos de tecidos, serão fabricadas pelos próprios apenados. O quê além de proporcionar a geração de cerca de 30 empregos, beneficiando o apenado com a diminuição da ociosidade, com um meio de conseguir um dinheiro extra e com a remissão da pena (a cada 3 dias trabalhados terão 1 dia de remissão); vem ao encontro de toda a proposta da FPL por produzir um produto que respeita ao meio ambiente, reaproveitando restos de tecido na produção das estopas.

Tal produto é utilizado para polimento de carros, na limpeza de máquinas gráficas e em geral, para enchimento de almofadas, e coisas do gênero, como também pode ser aproveitado para artesanato. 

       
Cada apenado receberá o seu Kit com dez quilos de tecido, que será a matéria-prima para a fabricação das estopas. Eles fabricarão dentro das celas, cada um individualmente e ao seu tempo(isso foi acordado entre os apenados, o micro- empresário e o diretor da penitenciária Emilson José).

Marcos, o micro-empresário, afirmou que necessitava de mão-de-obra para ampliar os seus negócios e optar pelo trabalho dos apenados foi uma excelente escolha para o seu negócio, além de colaborar com a ressocialização dos apenados, oferecendo a eles uma oportunidade de aprender um ofício.

O diretor da penitenciária disse estar sem palavras por ver a concretização do projeto, enfatizando que esse é um primeiro passo em comparação aos muitos que ainda estão por vir.
 

Projeto Fábrica de Estopas (trapo) na Penitenciária

  • Geração de 30 empregos
  • Parceiro: Micro-empresário da região: Marcos Lima. 
  • Finalidade:  Ocupação dos apenados
                -->  Dinheiro extra
                -->  Remição da pena (a cada 3 dias trabalhados terão 1 dia de remição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário