sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Conheça o Programa Passos à Liberdade


As estudantes Clara, Heloísa, Evelyne, Yvanna e Marily  e os apenados Marcone e Edmo  recebendo a visita do juiz Dr. Bruno Azevedo no estúdio da Rádio Alternativa Esperança durante a apresentação do programa.

A ideia do programa Passos à Liberdade surgiu a partir de uma visita realizada pelos estudantes de Direito da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, no dia 03 de setembro de 2010, ao Fórum e à Penitenciária João Bosco Carneiro na cidade de Guarabira-PB. Na oasião, se tomou conhecimento do projeto ressocializador “Rádio Esperança”. Esta ação de iniciativa do juiz Bruno Azevedo despertou o interesse dos estudantes em contribuir com a proposta, principalmente porque se constatou o respeito aos Direitos Humanos na iniciativa de levar aos apenados - que comumente são segregados da sociedade - além de uma forma alternativa de lazer, uma esperança ao veicular na rádio  programas que os mantêm informados quanto aos trâmites dos seus processos, garantindo publicidade à Justiça; além disso, o caráter interativo da emissora viabiliza um espaço para que os apenados expressem seus sentimentos e falem sobre os seus problemas através da participação com as cartas escritas. É importante ressaltar que a Rádio também se constitui como uma oportunidade de trabalho para alguns dos apenados no regime semi-aberto.

O programa Passos à Liberdade é transmitido todas as segundas e quartas-feiras, das 16:00h às 17:00.  Na apresentação as voluntárias Clara Jaiana, Evelyne Xavier, Heloísa Lucena e Yvanna Oliveira levam ao ar quadros de músicas, o "som do riso", "nas asas dos versos", "minuto de sabedoria" e a "tradução da sua letra", traduzindo letras de músicas internacionais. Além do quadro Literatura em prisões, em que  a emissora funciona como uma extensão da sala de aula da penitenciária e leva ao ar textos produzidos pelos apenado e outros que eles tem acesso à leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário